Namorar alguém com depressão e ansiedade
Encontre novas maneiras de se comunicar.
Você pode começar a praticar novas habilidades de comunicação que ajudarão seu parceiro a aprendê-las também. Abaixo está um exemplo de linguagem que você e seu parceiro podem usar para uma conversa, mesmo quando seu parceiro está deprimido. (Lembre-se de que há muitas maneiras pelas quais uma conversa pode ocorrer; este é apenas um exemplo de uma conversa entre um casal que praticou novas habilidades de comunicação).
Pessoa A: Querido, você não saiu da cama hoje. Como se sente?
Pessoa B (que sofre de depressão): Não me sinto bem. Eu simplesmente não consigo sair da cama.
Pessoa A: Me deixa muito triste ver você sofrer tanto. Como você se sente ao me ouvir dizer isso?
Pessoa B: Quando ouço isso, fico triste em causar dor e entendo que é horrível me ver sofrer. Eu também ficaria triste. Também me sinto amado e cuidado porque se você não se importasse, não se sentiria triste. Como você se sente ao me ouvir dizer isso?
Pessoa A: Me sinto compreendida e validada porque você entende como é difícil para mim ver você sofrer e sabe o quanto eu me importo com você. Além disso, é útil poder compartilhar isso e saber que você não se importará se eu me sentir assim. Além disso, quero que você saiba que não é você quem está me causando dor. É que eu te amo e é difícil ver que a depressão te causa tanta dor. Como você se sente ao me ouvir dizer isso?
Pessoa B: Também me deixa triste que a depressão esteja me causando tanta dor. Eu odeio depressão! Como você se sente ao me ouvir dizer isso?
Pessoa A: Bem, eu me sinto bem porque eu a odeio também. Se eu pudesse me livrar dela, eu o faria, mas sei que não posso. Estou aqui para apoiá-lo enquanto isso está acontecendo. Como você se sente ao me ouvir dizer isso?
Pessoa B: Eu me sinto aceito, com depressão e tudo, e sinto que você está aqui para me apoiar. Eu me sinto apoiado. Estou feliz que nós dois odiamos essa depressão!
Observe como ambos os parceiros comunicaram seus sentimentos e aceitaram a experiência do outro sem serem defensivos. Eles se apoiaram, elucidaram o que não tinham certeza e juntos abriram caminho para uma conexão real.
Quando os dois expressam o ódio pela depressão a conexão acontece. A conexão também acontece quando os dois se sentem seguros em poder verbalizar o que sentem. Estas são habilidades que valem a pena praticar!